Ministrada pelo professor José Rodrigues de Farias Filho, a disciplina Planejamento Estratégico Industrial, do curso de graduação em Engenharia de Produção e extensiva aos demais cursos de graduação de Engenharia, tem como objetivo estudar conceitos básicos de estratégia empresarial, análise ambiental da competição, análise estrutural da indústria, análise dos recursos e capacidade das organizações, a natureza e as fontes da vantagem competitiva organizacional, estratégias competitivas e posicionamento estratégico.
A proposta metodológica adotada baseia-se no enfoque da Aprendizagem Híbrida, com orientação por problemas, suportado por uma organização acadêmica programática da iniciativa CDIO, associada a práticas de consultorias e lideranças estratégicas no Design Thinking tendo como ponto de partida o estudo de Conceitos Teóricos aplicados à Realidade Prática da Administração Estratégica Busca introduzir orientações pedagógicas que favoreçam a participação ativa dos Alunos na produção e na construção de conhecimentos teórico/prático sobre Administração Estratégica aplicada a formação de engenheiros bem como no desenvolvimento de uma consciência crítica.
Os objetivos do curso são:
- Permitir o aprimoramento profissional dos estudantes através de experiências a serem vivenciadas;
- Estimular os estudantes ao desenvolvimento de soluções aplicadas às realidades factuais dos casos reais e fictícios;
- Preparar os estudantes para o desenvolvimento de práticas de consultoria a nível gerencial e técnico;
- Estimular a pesquisa aplicada para fins acadêmicos e profissionais;
- Promover a utilização de tecnologias de informação aplicadas ao processo de aprendizagem;
- Orientar para valores, conceitos e comportamento adequado ao desenvolvimento profissional;
- Estimular a aprendizagem continuada;
- Preparar para liderança e atuação como agente de mudanças;
- Incentivar a colaboração.
Ao final das atividades, acredita-se que o estudante será capaz de identificar, investigar e resolver problemas organizacionais; monitorar e coletar informações para serem utilizadas na tomada de decisões estratégicas; acumular conhecimento e vivências administrativas para sugerir ações estratégicas e implementar iniciativas estratégicas, com vistas a promover, dentro da organização, a busca pela manutenção de vantagem competitiva.