Skip available courses

Available courses

Este curso visa apresentar aos Alunos os fundamentos teóricos e práticos da pesquisa empírica em ciências sociais. Uma premissa básica é que a pesquisa social deve investigar um questionamento empiricamente refutável sobre o mundo observável, seja ele de cunho social, político, jurídico, financeiro, concorrencial ou algum outro aspecto do comportamento humano ou das organizações. No entanto, esta premissa não é a única base para uma boa metodologia empírica na pesquisa social o curso também irá cobrir abordagens que derivam de perspectivas teóricas e metodológicas alternativas. Ao longo estaremos focando os fundamentos de projetos de pesquisa científica sociais. Em suma, a investigação científica tem como objetivo ser cumulativa, baseada em evidências, sistemática, cética, ética, e com base em argumentos racionais.

A disciplina Gerenciamento de Projetos Aplicado á Engenharia tem como objetivo principal desenvolver os conhecimentos e habilidades dos participantes na formulação, escolha, implementação e gerenciamentos de projetos de engenharia compatíveis com as suas estratégias competitivas e filosofias corporativas. Desta forma, visa apresentar os conceitos ligados a técnicas para planejamento, programação e controle de projetos; desenvolverem conhecimentos sobre engenharia de sistemas; desenvolverem sistemas da qualidade tendo como critérios balizadores a ISO 10.006 e discutirem os conceitos presentes nas metodologias propostas pelo: PMI no seu PMBOK, AMP nos seus Project Management Body of Knowledge e PRINCE2, IPMA Competence Baseline; desenvolver sistemas de gestão modelados nos conceitos e princípios do gerenciamento de projetos complexos e indicadores de desempenho modelados pela caracterização das estruturas organizacionais voltadas a projetos complexos, com vistas a promover, dentro da organização a busca pela vantagem competitiva.

A disciplina Processo de Produção de Artigos Científicos tem como objetivo principal desenvolver os conhecimentos e habilidades dos participantes no desenvolvimento de Pesquisas Científicas e na sua respectiva estratégia de publicação dos seus resultados. O foco central será o processo de planejamento e execução de Textos Científicos para fins de serem publicados em Jornais ou Revistas qualificadas.

A disciplina Administração Estratégica tem como objetivo principal desenvolver os conhecimentos e habilidades dos participantes na formulação, escolha e implementação de estruturas organizacionais compatíveis com as suas estratégias competitivas.

A disciplina Planejamento Estratégico Industrial tem como objetivo principal desenvolver os conhecimentos e habilidades dos participantes na formulação, escolha e implementação de estruturas organizacionais compatíveis com as suas estratégias competitivas. Desta forma, visa apresentar os conceitos ligados a Administração Estratégica modelados pela caracterização das estruturas organizacionais e suas estratégias de ação com vistas a promover, dentro da organização a busca pela vantagem competitiva. Entre os conhecimentos que serão desenvolvidos na disciplina estão: as técnicas de análise (do ambiente, da concorrência, da empresa, das ameaças e oportunidades)

A disciplina Gerenciamento da Qualidade Total tem como objetivo principal desenvolver os conhecimentos e habilidades dos participantes na formulação, escolha e implementação de estruturas organizacionais compatíveis com as suas estratégias competitivas e filosofias corporativas sendo estas compatíveis com os conceitos e princípios da Teoria da Qualidade. Desta forma, visa apresentar os conceitos ligados a técnicas para solucionar problemas e melhorar processos, desenvolver sistemas da qualidade tendo como critérios balizadores a ISO 9000 e o Prêmio Nacional da Qualidade, desenvolver sistemas de gestão modelados nos conceitos e princípios da teoria da qualidade e indicadores de desempenho modelados pela caracterização das estruturas organizacionais e suas estratégias de ação, com vistas a promover, dentro da organização a busca pela vantagem competitiva.

A disciplina Gerenciamento de Projetos tem como objetivo principal desenvolver os conhecimentos e habilidades dos participantes na formulação, escolha e implementação de projetos corporativos compatíveis com as suas estratégias competitivas e filosofias corporativas. Desta forma, visa apresentar os conceitos ligados a técnicas para planejamento, programação e controle de projetos, desenvolver sistemas da qualidade tendo como critérios balizadores a ISO 10.006 e os conceitos presentes no PMBOK, desenvolver sistemas de gestão modelados nos conceitos e princípios do gerenciamento de projetos e indicadores de desempenho modelados pela caracterização das estruturas organizacionais voltadas a projetos, com vistas a promover, dentro da organização a busca pela vantagem competitiva.


Skip course categories