A Disciplina Planejamento Estratégico Industrial, do Curso de Graduação em Engenharia de Produção, extensiva aos demais Cursos de Graduação de Engenharia, tem como objetivo estudar conceitos básicos de Estratégia Empresarial, Análise Ambiental da Competição, Análise Estrutural da Indústria, Análise dos Recursos e Capacidade das Organizações, A Natureza e as Fontes da Vantagem Competitiva Organizacional, Estratégias Competitivas & Posicionamento Estratégico. Ao final, o estudante será capaz de Identificar, Investigar e Resolver Problemas Organizacionais; Monitorar e Coletar informações para serem utilizadas na Tomada de Decisões Estratégicas; Acumular conhecimento e vivências administrativas para sugerir Ações Estratégicas e Implementar Iniciativas Estratégicas com vistas a Promover, dentro da organização a busca pelo Alcance e Manutenção de Vantagem Competitiva.

A disciplina Gerenciamento da Qualidade Total tem como objetivo principal desenvolver os conhecimentos e habilidades dos participantes na formulação, escolha e implementação de estruturas organizacionais compatíveis com as suas estratégias competitivas e filosofias corporativas sendo estas compatíveis com os conceitos e princípios da Teoria da Qualidade. Desta forma, visa apresentar os conceitos ligados a técnicas para solucionar problemas e melhorar processos, desenvolver sistemas da qualidade tendo como critérios balizadores a ISO 9000 e o Prêmio Nacional da Qualidade, desenvolver sistemas de gestão modelados nos conceitos e princípios da teoria da qualidade e indicadores de desempenho modelados pela caracterização das estruturas organizacionais e suas estratégias de ação, com vistas a promover, dentro da organização a busca pela vantagem competitiva.

A Disciplina Gerenciamento de Projetos, do Curso de Graduação em Engenharia de Produção, extensiva aos demais Cursos de Graduação de Engenharia, visa estudar conceitos ligados às metodologias, aos métodos e às técnicas de abertura, planejamento, execução, controle e fechamento de Projetos de Engenharia. Esses conceitos serão modelados no PMBOK-PMI, no ICB-IPMA e na ISO 21.500. Ao final, o estudante será capaz de Conceber, Projetar, Implantar e Operar um Projeto de Engenharia realizável, viável, criativo, seguro, sustentável e alinhado com os objetivos estratégicos de todos os envolvidos com um Projeto de Engenharia.