A disciplina Administração Estratégica tem como objetivo principal desenvolver os conhecimentos e habilidades dos participantes na formulação, escolha e implementação de estruturas organizacionais compatíveis com as suas estratégias competitivas. Desta forma, visa apresentar os conceitos ligados a Gestão Estratégica modelados pela caracterização das estruturas organizacionais e suas estratégias de ação com vistas a promover, dentro da organização a busca pela vantagem competitiva. Entre os conhecimentos que serão desenvolvidos na disciplina estão: as técnicas de análise (do ambiente, da concorrência, da empresa, das ameaças e oportunidades).

A Disciplina Administração Estratégica, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, extensiva aos demais Programa de Pós-Graduação de Engenharia, tem como objetivo estudar conceitos básicos de Estratégia Empresarial, Análise Ambiental da Competição, Análise Estrutural da Indústria, Análise dos Recursos e Capacidade das Organizações, A Natureza e as Fontes da Vantagem Competitiva Organizacional, Estratégias Competitivas & Posicionamento Estratégico. Ao final, o Estudante será capaz de Identificar, Investigar e Resolver Problemas Organizacionais; Monitorar e Coletar informações para serem utilizadas na Tomada de Decisões Estratégicas; Acumular conhecimento e vivências administrativas para sugerir Ações Estratégicas e Implementar Iniciativas Estratégicas com vistas a Promover, dentro da organização a busca pelo Alcance e Manutenção de Vantagem Competitiva.

A disciplina Administração Estratégica tem como objetivo principal desenvolver os conhecimentos e habilidades dos participantes na formulação, escolha e implementação de estruturas organizacionais compatíveis com as suas estratégias competitivas.