Skip available courses

Available courses

A disciplina Administração Estratégica tem como objetivo principal desenvolver os conhecimentos e habilidades dos participantes na formulação, escolha e implementação de estruturas organizacionais compatíveis com as suas estratégias competitivas. Desta forma, visa apresentar os conceitos ligados a Gestão Estratégica modelados pela caracterização das estruturas organizacionais e suas estratégias de ação com vistas a promover, dentro da organização a busca pela vantagem competitiva. Entre os conhecimentos que serão desenvolvidos na disciplina estão: as técnicas de análise (do ambiente, da concorrência, da empresa, das ameaças e oportunidades).

A disciplina Gestão de Operações e de Manufatura tem como objetivo principal desenvolver o entendimento do papel do setor de produção dentro da estratégia global de uma organização, e aprender a gerenciar o processo decisório de longo prazo. Estas decisões de longo prazo estabelecem a estrutura de produção, que irá determinar as potencialidades e limitações do sistema produtivo. Ênfase especial, será dada à questão da competitividade industrial, e a contribuição potencial das decisões operacionais de longo prazo.

Este curso visa apresentar aos Alunos os fundamentos teóricos e práticos da pesquisa empírica em ciências sociais. Uma premissa básica é que a pesquisa social deve investigar um questionamento empiricamente refutável sobre o mundo observável, seja ele de cunho social, político, jurídico, financeiro, concorrencial ou algum outro aspecto do comportamento humano ou das organizações. No entanto, esta premissa não é a única base para uma boa metodologia empírica na pesquisa social o curso também irá cobrir abordagens que derivam de perspectivas teóricas e metodológicas alternativas. Ao longo estaremos focando os fundamentos de projetos de pesquisa científica sociais. Em suma, a investigação científica tem como objetivo ser cumulativa, baseada em evidências, sistemática, cética, ética, e com base em argumentos racionais.

A disciplina Gerenciamento de Projetos Aplicado á Engenharia tem como objetivo principal desenvolver os conhecimentos e habilidades dos participantes na formulação, escolha, implementação e gerenciamentos de projetos de engenharia compatíveis com as suas estratégias competitivas e filosofias corporativas. Desta forma, visa apresentar os conceitos ligados a técnicas para planejamento, programação e controle de projetos; desenvolverem conhecimentos sobre engenharia de sistemas; desenvolverem sistemas da qualidade tendo como critérios balizadores a ISO 10.006 e discutirem os conceitos presentes nas metodologias propostas pelo: PMI no seu PMBOK, AMP nos seus Project Management Body of Knowledge e PRINCE2, IPMA Competence Baseline; desenvolver sistemas de gestão modelados nos conceitos e princípios do gerenciamento de projetos complexos e indicadores de desempenho modelados pela caracterização das estruturas organizacionais voltadas a projetos complexos, com vistas a promover, dentro da organização a busca pela vantagem competitiva.

A disciplina Processo de Produção de Artigos Científicos tem como objetivo principal desenvolver os conhecimentos e habilidades dos participantes no desenvolvimento de Pesquisas Científicas e na sua respectiva estratégia de publicação dos seus resultados. O foco central será o processo de planejamento e execução de Textos Científicos para fins de serem publicados em Jornais ou Revistas qualificadas.

A disciplina Administração Estratégica tem como objetivo principal desenvolver os conhecimentos e habilidades dos participantes na formulação, escolha e implementação de estruturas organizacionais compatíveis com as suas estratégias competitivas.

A disciplina Administração Estratégica tem como objetivo principal desenvolver os conhecimentos e habilidades dos participantes na formulação, escolha e implementação de estruturas organizacionais compatíveis com as suas estratégias competitivas.

A Disciplina Planejamento Estratégico Industrial, do Curso de Graduação em Engenharia de Produção, extensiva aos demais Cursos de Graduação de Engenharia, tem como objetivo estudar conceitos básicos de Estratégia Empresarial, Análise Ambiental da Competição, Análise Estrutural da Indústria, Análise dos Recursos e Capacidade das Organizações, A Natureza e as Fontes da Vantagem Competitiva Organizacional, Estratégias Competitivas & Posicionamento Estratégico. Ao final, o estudante será capaz de Identificar, Investigar e Resolver Problemas Organizacionais; Monitorar e Coletar informações para serem utilizadas na Tomada de Decisões Estratégicas; Acumular conhecimento e vivências administrativas para sugerir Ações Estratégicas e Implementar Iniciativas Estratégicas com vistas a Promover, dentro da organização a busca pelo Alcance e Manutenção de Vantagem Competitiva.

A disciplina Gerenciamento da Qualidade Total tem como objetivo principal desenvolver os conhecimentos e habilidades dos participantes na formulação, escolha e implementação de estruturas organizacionais compatíveis com as suas estratégias competitivas e filosofias corporativas sendo estas compatíveis com os conceitos e princípios da Teoria da Qualidade. Desta forma, visa apresentar os conceitos ligados a técnicas para solucionar problemas e melhorar processos, desenvolver sistemas da qualidade tendo como critérios balizadores a ISO 9000 e o Prêmio Nacional da Qualidade, desenvolver sistemas de gestão modelados nos conceitos e princípios da teoria da qualidade e indicadores de desempenho modelados pela caracterização das estruturas organizacionais e suas estratégias de ação, com vistas a promover, dentro da organização a busca pela vantagem competitiva.

A Disciplina Gerenciamento de Projetos, do Curso de Graduação em Engenharia de Produção, extensiva aos demais Cursos de Graduação de Engenharia, visa estudar conceitos ligados às metodologias, aos métodos e às técnicas de abertura, planejamento, execução, controle e fechamento de Projetos de Engenharia. Esses conceitos serão modelados no PMBOK-PMI, no ICB-IPMA e na ISO 21.500. Ao final, o estudante será capaz de Conceber, Projetar, Implantar e Operar um Projeto de Engenharia realizável, viável, criativo, seguro, sustentável e alinhado com os objetivos estratégicos de todos os envolvidos com um Projeto de Engenharia.


Skip course categories